Núcleo arte divulga: Em julho, o MAM Rio promove um curso online sobre acessibilidade na educação, com a participação de Sara York, Família Afroatípica e Priscila Siqueira.
A organização é de Yasmin Cury e Elediana Gonçalves, atuais integrantes da Residência Incluir do museu.
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no link disponível na bio.
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O projeto Museu-Escola é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Concremat, Deloitte, Guelt Investimentos, Icatu, JSL e Multiterminais por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. REPOST @mam.rio
REPOST @mam.rio TBT Exposições MAM Rio. No ano de 1982, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro recebeu a exposição “Arte Contemporânea do Senegal”.
Entre guaches, desenhos, gravuras e pinturas, a mostra reuniu obras de 50 artistas, com o objetivo de contribuir para o intercâmbio cultural, em um período em que a arte contemporânea senegalesa era fato recente e impulsionado pela independência do país da África Ocidental, em 1960. Naquele momento, teve início uma produção artística ligada a questões da realidade do Senegal.
Texto contido na publicação que acompanhava a exposição, parte do acervo de Pesquisa e Documentação do MAM Rio, apontava que “os artistas senegaleses contemporâneos mostram, cada um em seu estilo pessoal, sua forma de apreender o mundo. Como os escritores, sentem o desejo de identidade”.
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Os espaços expositivos do MAM Rio encontram-se fechados para visitação por conta das reformas das instalações que, em novembro, vão receber o G20.
REPOST @caixaculturalcuritiba O mês de junho chega com tudo para não deixar ninguém parado!
Celebramos o mês do meio ambiente e dos direitos LGBTQIA+ com programações especiais.
Exposições
Exposições
Até 23/06 – Exposição Histórias da Floresta
Até 30/06 – Poty Expandido: 100 anos de Poty Lazarotto
14/05 a 21/07 – Graffitigrafismo Amazônico
Teatro
11/06 Música – Projeto Samba e Bamba – Agrião
06/06 a 09/06 Espetáculo “Livro-me” – com Fábio Lins.
19/06 Masterclass de Palhaçaria, com Camila Jorge
21/06 a 23/06 Espetáculo Autobiografia Autorizada – com Paulo Betti
27/06 a 30/06 Espetáculo – “AmorexiA”
Oficinas
05/06 – Palestra “Agricultura urbana em Curitiba: uma nova cultura da terra?”
08/06 e 15/06 Clube CAIXA de Bordado
09/06 Percurso de rua “Canteiros Urbanos de Bicicleta”
16/06 Oficina “Manto Nosso 2: Revisitando o mando de Arthur Bispo do Rosário”
18/06 Palestra “Antropoceno desde um ponto de vista cultural”
20/06 Oficina “Pensar por imagens”
21/06 a 23/06 “Bufonaria para Mulheres” com Aline Marques
22/06 Workshop de interpretação com Paulo Betti
22/06 e 30/06 Percurso Poty e a cidade de Curitiba
28/06 Cine debate – “diversidade e horror no cinema”
As exposições possuem entrada franca, a inscrição das oficinas é gratuita e abre uma semana antes da data de realização, os ingressos pagos são vendidos presencialmente na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba e o início das vendas é divulgado pelo nosso Instagram.
Visitação e Bilheteria: Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h.
Mais informações no link da bio.
#CAIXA#CAIXACultural#CAIXACulturalCuritiba#programaçãocultural#ArtesPlasticas#artesvisuais#pottylazzarotto#oficinacriativa#oquefazeremcuritiba#curitibacultural#mesdoorgulho#diamundialdomeioambiente
#PraTodosVerem
Carrossel com imagens contendo as informações da programação de junho.
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A próxima Bienal de São Paulo divulga hoje sua equipe conceitual! Ao lado do curador geral Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, o time da 36ª Bienal terá os cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz e Thiago de Paula Souza, a cocuradora at large Keyna Eleison e a consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus.
Ainda neste ano, serão anunciados novos membros da equipe, a proposta curatorial e parceiros em São Paulo e no mundo. A abertura da 36ª Bienal de São Paulo está prevista para setembro de 2025.
✏ [𝗘𝗡𝗚𝗟𝗜𝗦𝗛] The conceptual team for the 36th Bienal de São Paulo is announced today. Assembled by chief curator Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, the team is composed of co-curators Alya Sebti, Anna Roberta Goetz and Thiago de Paula Souza, co-curator at large Keyna Eleison and strategy and communication advisor Henriette Gallus.
Later this year, new members of the team, the curatorial subject matter, and collaboration partners in São Paulo and around the world will be announced. The 36th Bienal de São Paulo is scheduled to open in September 2025.
Bem-vindos @bonaventurendikung@alyasebti@anna_roberta_goetz@thiago.paulasouza@keynaeleison@henriette_galllus
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🍄 Os seres invisíveis com os quais compartilhamos o planeta Terra inspiram essa conversa entre Dan Lie, artista da #35bienal, e Natalia Borges Polesso, escritora, tradutora e pesquisadora do apocalipse. A faixa do podcast ‘Em obras’ gira em torno de ‘Outres’, obra que Lie criou para as coreografias do impossível!
🎙 Conhece o podcast ‘Em obras’? Em uma série de 14 episódios, você pode ouvir as experiências e inspirações de artistas, curadores e convidados da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível! Acompanhando as mostras itinerantes de 2024, o podcast é uma iniciativa da Fundação Bienal de São Paulo, oferecido pela Bulgari. 💚
🎧 Quer ouvir mais? Escolha seu streaming! O ‘Em obras’ pode ser acessado no site da Bienal, via Soundcloud ou Spotify! Acesse o link na bio ou nos Stories!
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A próxima Bienal anuncia hoje seu curador geral: Bonaventure Soh Bejeng Ndikung estará à frente da 36ª Bienal de São Paulo, que acontece no segundo semestre de 2025.
“Dizer que estou feliz por ser nomeado curador geral da Bienal de São Paulo seria pouco. Estou emocionado, honrado e grato por embarcar nessa jornada com um time de cocuradores e com a brilhante equipe da Bienal de São Paulo liderada pela presidente Andrea Pinheiro. (…) Estou ansioso não apenas para continuar minha pesquisa de longo prazo em Abya Yala como um todo e no Brasil em particular, mas também para conectar minhas práticas atuais como diretor artístico, pedagogo e curador em diferentes geografias”, afirma Ndikung.
Nascido em 1977 em Yaoundé, Camarões, Bonaventure Soh Bejeng Ndikung é uma figura proeminente na cena da arte contemporânea global. Sua trajetória única e interdisciplinar combina construção institucional como prática, práxis curatoriais com ênfase na performatividade, artes sonoras, instalativas e visuais, teoria crítica e discurso com formação acadêmica em biotecnologia médica e biofísica.
▶️ Quer saber mais? Link na bio!
✏️ [𝗘𝗡𝗚𝗟𝗜𝗦𝗛] Bonaventure Soh Bejeng Ndikung appointed chief curator of the 36th Bienal de São Paulo. 𝗙𝗼𝗿 𝗺𝗼𝗿𝗲, 𝗽𝗹𝗲𝗮𝘀𝗲 𝘁𝗮𝗽 “𝘀𝗲𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻” 𝗯𝗲𝗹𝗼𝘄. #bienalsp@bonaventurendikung
📸 © Jana Edisonga / Fundação Bienal de São Paulo
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Versando sobre a solidão e a morte, a poeta argentina Alejandra Pizarnik deixou o mundo ainda jovem, aos 36 anos. “Pizarnik não poupou metáforas autobiográficas, mas isso não é desculpa para usá-las contra ela, sobretudo porque fazendo-o se está confundindo a poesia já feita e a poesia em vias de se fazer” – refletiu seu conterrâneo, o escritor César Aira.
Na década de 1950, Pizarnik teve suas primeiras aulas de pintura, o que acabou impulsionando sua escrita poética. Apesar de ter iniciado estudos em jornalismo, filosofia e letras em 1954, ela abandonou os cursos e publicou seus dois primeiros livros nos anos seguintes. As artes plásticas, especialmente o movimento surrealista francês, estiveram presentes em seus trabalhos.
A obra da qual extraímos o verso compartilhado hoje, ‘Árvore de Diana’ (1962), é seu quarto livro. Marcada por versos breves, como se fossem aforismos, a obra conquistou a admiração de escritores já consagrados como os argentinos Jorge Luis Borges (1899-1986) e Roberto Juarroz (1925-1995); e o mexicano Octavio Paz (1914-1998), responsável pelo prólogo da publicação.
✏️ [𝗘𝗡𝗚𝗟𝗜𝗦𝗛] “the rebellion consists of looking at a rose/ until the eyes are pulverized” – Alejandra Pizarnik, poet. 𝗙𝗼𝗿 𝗺𝗼𝗿𝗲, 𝗽𝗹𝗲𝗮𝘀𝗲 𝘁𝗮𝗽 “𝘀𝗲𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻” 𝗯𝗲𝗹𝗼𝘄. #bienalsp#alejandrapizarnik
REPOST @bienalsaopaulo
🌸 Confira os murais floridos de Thiago Mazza.
📸 Cortesia do artista
#bienalsp#thiagomazza@mazzolandia
#pratodosverem O vídeo mostra murais de flores e folhagens coloridas representadas em grande escala por Thiago Mazza.
REPOST @museuoscarniemeyer
“Extravagâncias” já está #EmCartaz no MON!
Um dos mais importantes nomes da arte contemporânea mundial chega em Curitiba! Joana Vasconcelos assina a mais nova mostra, que transcende o barroco e o kitsch.
Com obras monumentais e instalações imersivas, a artista portuguesa trabalha a ambiguidade usando objetos do cotidiano. São criações que, a partir da grande escala e mistura de materiais, atualizam o conceito de artes e ofícios para o século XXI, estabelecendo um diálogo entre a esfera privada e o espaço público, a herança popular e a alta cultura. A curadoria é de Marc Pottier.
👉 “Extravagâncias” é a maior exposição individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo Museu. Venha se encantar!
📷Crédito: Marcello Kawase
#MuseuOscarNiemeyer#VemProMON#JoanaVasconcelos
#repost
#repost@bienalsaopaulo
Estes seres fantásticos que habitam o andar azul da 35ª Bienal poderiam ser músicos ou carnavalescos. Nasceram de uma união de materiais diversos, como pregos, baldes, vassouras, panelas, galhos, cocos secos, machados, lantejoulas e alfinetes. Estão tocando instrumentos de percussão e levam consigo um trompete, címbalos e alto-falantes. 🎺🥁🔊
Não é incomum para os habitantes de Loíza, Porto Rico, ver o artista Daniel Lind-Ramos coletando objetos para compor figuras imaginárias. Seus vizinhos já criaram o hábito de presenteá-lo com coisas que consideram interessantes, como talheres ou peças decorativas herdadas da família. Lind-Ramos acredita que “temos que pegar tudo o que está ao nosso alcance para criar imagens” e, assim, as cria.
Essas composições, de variadas naturezas e origens, são artefatos da memória que precisam ser cuidados. São parte da herança afro-hispânica do artista e de sua cidade natal, que concentra a maior população negra da ilha de Porto Rico. Segundo Lind-Ramos: “Homenagear as comunidades tradicionais afrodescendentes através da apresentação dos materiais e práticas que as representam é avaliar a sua contribuição para a história”.
✏️ [𝗘𝗡𝗚𝗟𝗜𝗦𝗛] Daniel Lind-Ramos’ large assemblage sculptures stage an encounter with his hometown of Loíza, Puerto Rico, where the items that compose the work are collected. 𝗙𝗼𝗿 𝗺𝗼𝗿𝗲, 𝗽𝗹𝗲𝗮𝘀𝗲 𝘁𝗮𝗽 “𝘀𝗲𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻” 𝗯𝗲𝗹𝗼𝘄. #bienalsp
#repost@bienalsaopaulo
🖋️ A identidade visual da 35ª Bienal foi desenhada pela artista e educadora Nonstikelelo Mutiti, em uma obra comissionada para a mostra. A artista visual parte das tranças representativas da ancestralidade africana e constrói composições únicas que compõem os cartazes e o site desta edição da mostra.
📍Nonstikelelo Mutiti é uma das participantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, que acontece de 6 de setembro a 10 de dezembro de 2023 no Pavilhão da Bienal. Entrada gratuita.
📸 ©️ Nontsikelelo Mutiti / Fundação Bienal de São Paulo
#pratodosverem O vídeo mostra cartazes da 35ª Bienal seguidos por imagens estáticas e em movimento desenhadas por Nontsikelelo Mutiti que representam a identidade visual da mostra com o uso do azul, verde, roxo, preto e branco.
#bienalsp#35bienal#nontsikelelomutiti@nontsimutiti@pauline_plamen